Fonte:Ana Arlinda de Oliveira
O gênero Literatura Infantil tem a meu ver existência duvidosa. Haverá música infantil? Pintura infantil? A partir de que ponto uma obra literária deixa de constituir alimento para o espírito da criança ou do jovem e se dirige ao espírito do adulto? Qual o bom livro para crianças que não seja lido com interesse pelo homem feito? Qual o livro de viagens aventuras, destinado aos adultos, que não possa ser dado a crianças, desde que vazado em linguagem simples e isento de matéria de escândalo? Observados alguns cuidados de linguagem e decência, a distinção se desfaz. Será a criança um ser à parte? Ou será a Literatura Infantil algo de mutilado, de reduzido, de desvitalizado – porque coisa primária, fabricada na persuasão de que a imitação da infância é a própria infância? Vêem-me à lembrança as miniaturas de árvores com que se diverte o sadismo botânico dos japoneses; não são organismos naturais e plenos, são anões vegetais.
A redução do homem que a Literatura Infantil implica dá produtos semelhantes. Há uma tristeza cômica no espetáculo desses cavalheiros amáveis e dessas senhoras não menos gentis, que, em visita a amigos, se detêm a conversar com as crianças de colo, estas inocentes e sérias, dizendo-lhes toda sorte de frases em linguagem de gente grande, apenas deformada no final das palavras e edulcoradas na pronúncia... Essas pessoas fazem oralmente, e sem o saber, Literatura Infantil.
Andrade, Carlos Drummond. Literatura Infantil. In: Confissões de Minas. Literatura Obra Completa. Rio de janeiro: Aguilar Editora, 1955).
Deburgel,
apud Oliveira (2005), concebe o conceito de Literatura Infantil como:
Um conjunto
orgânico e múltiplo de significantes plásticos e literários que balbuciam significados
possíveis deixados ao discernimento do leitor. Por trás dos significantes
aparentes, para além das imagens e das palavras, ele continua, através da ação
do próprio leitor, a estar de empenhado nas vias da imaginação e da criação. Em
si, o livro não é senão meio livro, numa indicação daquilo que pode querer
dizer (Duburgel, apud Oliveira, 2005,
p. 125).
Qual é a função da Literatura Infantil?
- Estético-formativa - educação da sensibilidade e conhecimento por intermédio da palavra e das imagens.
- Promoção do gosto de ler, por meio da palavra literária e para deleite do universo da ficção, permitindo desfrutar a leitura no contexto da imaginação.
Assim, um objetivo central da Literatura Infantil é a interlocução intensa da criança com o livro.
Obras de referência:
Obras de referência:
OLIVEIRA, Ana Arlinda de. Leitura, Literatura infantil e Doutrinação da Criança. Editora da Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá-MT: Entrelinhas, 2005.
DUBORGEL, Bruno.Imaginário e Pedagogia. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário